segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O QUE DEFENDE A ELITE COM RELAÇÃO Á POLÍTICA

Tendência Monetárista: está voltada para o setor que quer ganhar dinheiro tendo como base a especulação (banqueiros, especuladores). Venera a política de juros altos, a redução dos gastos públicos e deseja altos índices de superávit primário. Tudo isso movimenta esta tendência.

Tendência Desenvolvimentista: defende a grande indústria, especialmente a agrícola (agronegócio), dinamizada pelo investimento em infra-estrutura (estradas, portos, barragens, hidrelétricas, etc). , redução dos custos da produção pelo "refinanciamento" das dívidas com a União e pela criação de condições favoráveis à exportação.


O que defendem os Movimentos Sociais e Populares:

> Uma parte dos movimentos apoia a tendência desenvolvimentista. Tratam-se dos grupos e setores do PT e do Governo Lula que buscaram a reeleição, independente de alianças;
> Outra parte está organizada em torno do Projeto Democrático e Popular, de uma agenda pós-neoliberal. Esta parte está subdividida:
- Uma que se articula com os setores à esquerda do PT (parlamentares) e outra com o PSTU;
- A terceira com o PSOL;
- E a última parte não tem partido, pois não acredita que o partido ainda seja um instrumento importante na luta pela transformação social.


Questões para refletir
1º. O que diferencia o projeto monetarista desenvolvimentista?
2º. Como você vê o futuro do Brasil após as eleições de 2006?
3º. Nestas eleições, quais foram as alternativas ao modelo neoliberal? por que?
4º. O que os Movimentos Sociais e Popolares devem fazer para continuar firmes na construção de um projeto nacional para o Brasil?
Fonte: O Desafio da Reivenção da Política e da Participação
Visão Mundial - Word Vision
Adaptação: Frank Sousa - Acadêmico em Administração pelo Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB e Atual Educador Multiplicador da Rede de Educação Cidadã - RECID - PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário